Páginas

ESTUDOS DE FORD

Hoje iremos falar sobre HENRY FORD.




Ford foi um gigante da indústria automobilística norte-americano. Ele fundou a Ford Motor Co., fabricando um carro a preço popular, dentro de um plano de vendas e de assistência técnica de grande alcance. Em 1913, ele fabricava 800 carros por dia. No próximo ano, ele conseguiu repartir com seus próprios empregados uma parte do controle acionário da empresa. Foi ele que estabeleceu que a jornada seria de 8 horas por dia e os operários iam receber 5 dólares por dia trabalhado. Mas a sua grande contribuição foi a criação do sistema de concentração vertical, ele fez com que a produção fosse desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado. Ford aperfeiçoava constantemente seus métodos, processos e produtos. E um dos principais estudos dele foi a  produção em série, que funcionava assim, o carro era deslocado por onde as equipes de produção se encontrava.




Ele adotou alguns princípios básicos que o seguiram durante toda a sua vida:
  1. Principio da intensificação: diminuir o tempo de duração do processo produtivo com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
  2. Principio da exonomicidade: reduzir ao minimo o volume de estoque de matéria-prima em transformação, conseguindo fazer com que a produção seja paga antes do pagamento da matéria-prima e dos salários.
  3. Principio da produtividade: aumentar a capacidade do homem no mesmo período de tempo por meio da especialização da linha de montagem.
  4. Principio da Exceção: as decisões mais frequentes devem reduzir-se a rotina e serem delegadas aos subordinados, deixando os problemas mais sérios e importantes para os superiores. As decisões somente irão para os superiores quando as ocorrências fugirem aos padrões da normalidade, seja positiva ou negativa esta variação.