Páginas

ESTUDOS DE TAYLOR

Hoje iremos falar sobre os estudos de Taylor, o Pai da Administração Científica.

Taylor descobriu que a produção e o pagamento dos operários eram ruins, que a ineficiência e as perdas prevaleciam e que a maioria das empresas possuía um grande potencial não utilizado. Enfim, ele concluiu que as decisões administrativas eram assistemática (sem padrão) e que não existia pesquisa para saber quais eram os melhores meio de produção. Assim, ele quis acabar com o desperdício e elevar os níveis de produtividade das industrias. Para estudar esses pontos, Taylor analisou os trabalhos dos operários e depois estudou toda a administração. Para esses problemas ele criou a Administração Cientifica.

E quais foram os princípios que Taylor identificou?
  1. Ele viu que a administração deveria se tornar uma ciência. Cada tarefa dos operários deveria ser realizada de uma única maneira e da melhor forma possível, ele queria a padronização das tarefas. 
  2. A administração deveria selecionar, treinar, ensinar e desenvolver cientificamente cada trabalhador, e assim a pessoa certa teria o trabalho certo.
  3. A administração deveria cooperar com os trabalhadores para assegurar que o trabalho correspondesse aos planos e aos princípios.
  4. E por ultimo a administração deveria assegurar uma divisão igual de trabalho e responsabilidade entre os administradores e os trabalhadores.
Para transformar a administração em uma ciência, Taylor utilizou técnicas como os Estudos de Tempos e Movimentos, nas quais as tarefas foram divididas em seus movimentos básicos e os diferentes gestos eram cronometrados para determinar o modo mais eficiente de completar cada uma delas, assim, ele padronizava as atividades dos operários e acabava com o "achometro". 
Para que cada trabalhador ocupe a sua função certa, ele enfatizava a contratação e o treinamento do trabalho apropriado para realizar aquela função, o empregado deveria desenvolver as aptidões para o cargo, tornar funcionários especializados em certa área. Taylor também estudou a importância de utilizar outros meios de gratificação, alegando que os trabalhadores eram motivados apenas pelo dinheiro e isso já não estava sendo suficiente.
Em seu estudo, ele viu que havia alguns males na indústria e que suas consequências eram desastrosa. Como por exemplo, a vadiagem sistemática dos operários,ele dizia que para melhorar este ponto a empresa teria que padronizar o modo de trabalho dos funcionários e isso ia fazer com que as máquinas tivessem um maior rendimento, se está ação fosse feita a quantidade de operários na empresa poderia diminuir. Outro mal que havia na indústria era que o pessoal da administração não conhecia as rotinas de trabalho e do tempo necessário para realizar as atividades da fábrica.  Era necessário repassar a alta administração como era realizada as atividades da indústria, para que as decisões fossem tomadas de forma mais consciente e inteligente. 





 Frederick Taylor