Páginas

CIÚME E INVEJA NO AMBIENTE DE TRABALHO


Hoje iremos falar sobre o ciúme e a inveja no ambiente de trabalho.

Qual é a diferença entre ciúme e inveja? Alguém já passou por estes sentimentos no ambiente de trabalho? Qual foi a sua reação? E como a empresa reagiu?  Você consegue administrar estes sentimentos?
Epstein disse que " a diferença substancial para discriminar o ciúme da inveja é que sente-se ciúme do que se tem e inveja do que as outras pessoas têm".
A palavra ciúme significa ter zelo pelo outro ou por alguma coisa ou lugar. É um sentimento de proteção, proteger uma coisa valiosa. Ele é caraterizado pelo medo de perda, pela desconfiança, pela raiva e pela ansiedade. E no trabalho, como posso enchegar o ciúme? Vamos supor que você e mais um colega disputa um cargo, porém você não consegue atingir as caracteristicas necessárias para ocupar o cargo e o seu colega consegue a promoção. Logo, você sente ciúmes da promoção que o seu colega de trabalho recebeu. Pois você queria também essa promoção, você acreditava que merecia e que este era o seu momento.Então você tinha zelo pelo lugar que queria ocupar na empresa.
O ciumento presencia várias situações cotidianas no ambiente de trabalho que faz aumentar ainda mais o seu sentimento, como:
  • Você se sobressair um pouquinho naquela tarefa que você está fazendo;
  • Você prepara algum trabalho melhor para o seu chefe;
  • Falar um pouquinho mais numa reunião que você teve com seu chefe;
  • Você receber um elogio de um superior sobre alguma coisa que você produziu diferente;
  • E se o elogio for uma promoção ou aumento de salário?
Quanto a inveja,  ela está relacionada à inferioridade, ao desejo de se ter o que não se possui, ao ressentimento e à desaprovação. A pessoa que possui esse sentimento, ou ela o menospreza, ou tem uma vontade incontrolável de ter as habilidades, bens e ideias do outro. A pessoa que tem inveja se preocupa mais com o desempenho do outro do que com o seu próprio.
" Inveja é uma emoção que ocorre quando uma pessoa carece o que outra pessoa tem e/ou deseja isso, ou deseja que a outra pessoa não tenha"  (Parrot).
A inveja pode ser tão devastadora, que ela contamina todo o ambiente de trabalho, dificulta a convivência em equipe e ainda desmotiva as pessoas. E por não suportar a felicidade alheia, o invejoso geralmente culpa o outro pelo seu fracasso e não percebe que o maior prejudicado sempre será ele mesmo.
E como podemos lidar com os invejosos na empresa? Quanto mais expostos estamos, mais vulneráveis nos tornamos. Podemos notar que quando mais alto ocupamos um cargo na empresa, mais pessoas invejosas de nós teremos. Para lidar com essa situação, o importante é não revidar com a pior moeda. Mas é demonstrar amor, carinho e atenção para essa pessoa. O amor amansa o coração, o carinho cura os maus pensamento humanos e a atenção, transmite importância para o outro.
E a empresa como pode administrar esse sentimento? Para resolver essa situação, a melhor maneira da empresa se posicionar é ter um bom plano de carreira.
Enfim, podemos concluir que a inveja é direcionada às pessoas  e o ciúme  é direcionado às coisas.
Por isso, sempre admire as pessoas pelo quanto elas trabalham para alcançar os resultados extraordinários. Essa é grande a diferença e a chave para curar maus pensamentos e a inveja alheia.