Páginas

INTRAEMPREENDEDORISMO


Hoje iremos falar sobre INTRAEMPREENDEDORISMO.

O que quer dizer intraempreendedorismo? Você conhece esta expressão? Você é um intraempreendedor? Na sua empresa há alguém deste perfil?

Com a alta competitividade no mercado de trabalho as empresas vem procurando funcionários que agreguem valor a organização, são aquelas pessoas que exercem o seu serviço incrementando novas ideias, que resolvem problemas da empresa de forma inusitada. Essas pessoas têm a liberdade de criarem, recebem o incentivo e recursos da empresa onde trabalham. Assim, eles conseguem acelerar o processo de inovação dentro das empresas, através do seu talento empreendedor e ainda garantem destaque dentro da organização. Este modelo de colaborador é chamado de intraempreendedor!
Estes profissionais conseguem analisar de maneira diferenciada as situações do dia a dia da empresa, inovando estes serviços cotidianos e ainda criam novas oportunidades para a organização. Eles não têm medo do novo ou da mudança. O que eles realmente querem é melhorar a sua área ou até mesmo toda a empresa, dependendo da abrangência que sua ideia possa ter.
Uma característica própria do intraempreendedor é a incorformidade. Ele busca sempre melhorar a situação atual e para que isso aconteça, ele precisa estar capacitado, pois são diversos desafios a serem enfrentados. Essa pessoa também precisa ser criativo, inovador, proativo, dedicado, persistente, sempre atento às novas ideias, gostar do que faz, correr riscos calculados, simular erros e principalmente ter o espírito empreendedor. Para esses colaboradores, tanto trabalhar numa empresa em que eles têm liberdade de expressão quanto abrir um novo negócio, é importante, lembrando que eles não são concorrentes da empresa, apenas querem um lugar especial nela.
Para que os colaboradores de uma empresa possam desenvolver essa habilidade, a organização têm  que criar condições. E isto não é tarefa fácil, por mais que toda empresa deseja este perfil de colaborador. Um passo importante para que a empresa tenha esse profissional em seu quadro é que ela não seja conservadora, ela precisa ter uma liderança descentralizada e que permita que os seus funcionários opinem e sugiram melhorias. A chefia tem que estar preparada para identificar e otimizar o talento deste colaborador e não adianta pensar que todos os profissionais têm este perfil, somente aqueles que planejam naturalmente uma estratégia de desenvolvimento da empresa são os verdadeiros intraempreendedores. E para aqueles que têm o perfil operacional, a empresa pode investir em treinamentos, cursos especializados, coaching, incentivar a criação de novas ideias e se for possível até tornar estes colaboradores como sócios do negócio, caso aja necessidade.

É isto ae....espero que gostem e compartilhe a informação! Beijooo