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MARKETING PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS


Hoje iremos falar sobre o marketing nas MPE´s.

Muitos empreendedores têm dificuldades para formularem o marketing de suas empresas e até mesmo acham que são incapazes ou que ás vezes nem é necessário. Pois bem, o marketing sempre foi e será essencial a todos os empreendedores, independente da categoria que a sua empresa está e o ramo que ela ocupa. O importante é saber trabalhar alguns itens fundamentais para conseguir a demanda necessária, para que a sua empresa consiga permanecer no mercado e ainda quem sabe expandir. Abaixo cito dois itens de extrema necessidade de ser explorado ao máximo pelos empreendedores, a fim de aprenderem realmente o seu mercado:
  • Conhecer quem são os consumidores do seu produto ou serviço:
Esse é o ponto mais importante para o marketing ter resultado, pois a maioria dos empreendedores nem sabem quem é o seu público-alvo e assim trabalham com todos os tipos de pessoas. Este passo é para conhecer o perfil e o comportamento de compra dos seus consumidores. Por exemplo: o perfil, pode ser explorado nos seguintes desdobramentos: quanto ao sexo dos seus consumidores, se eles são do sexo masculino ou feminino; a faixa etária, se são crianças, adolescentes ou adultos; ao nível social, classe alta, média ou baixa, bairro em que moram e outros... e o comportamento dos consumidores pode ser utilizado: o tempo que a pessoa leva para comprar o produto ou serviço, se é usualmente, ou frequentemente, ou sempre, que ela precisa do produto, a necessidade que a pessoa tem em adquirir tal produto ou serviço, se é para dar de presente, se é para usar em tal lugar ou em apenas um momento específico, etc. É importante conhecer os seu consumidores para que você possa chegar até eles e ainda conseguir atender as necessidades deles e ainda superar as expectativas que eles têm quanto ao seu produto.
  • Conhecer quem são os seus concorrentes: 
Este é um ponto difícil, mas de extrema importância para o desenrolar da empresa no mercado. É preciso que o empreendedor saiba identificar quem são os seus concorrentes diretos e indiretos e depois fazer um estudo detalhado sobre eles, apresentando quais são os pontos fortes e fracos que os mesmos têm, para que assim, você possa fazer uma estratégia eficiente para vencê-los. Como pode ser realizado este processo? Primeiro identifica os concorrentes diretos, que são aqueles que vendem os mesmos produtos que você e encontram-se em sua cidade ou na região do seu município. Depois listar quais são os pontos fortes e fracos deles, podendo ser utilizado os seguinte itens: o valor (R$) do produto ou do serviço, a qualidade, a embalagem, a entrega, o atendimento, o layout da loja, o estacionamento, o local da empresa, a promoção, a propaganda e etc. E depois faça isso também com os concorrentes indiretos, que são aqueles que vendem produtos semelhantes aos seus.
Após levantar essas informações, o próximo passo é conhecer sua empresa com outros olhos, ou seja, fazer o levantamento do perfil da sua empresa e confrontar com as respostas que você obteve com dos seus concorrentes. Assim, você poderá definir quais são os pontos positivos e negativos que a sua empresa têm em relação aos seus concorrentes, pois com estas informações ficará muito mais fácil você definir qual o melhor meio de comunicação que a sua empresa precisa usar para chegar até o cliente. Porém dados não são nada se não gerarem ações. Se ficar na dúvida de o que fazer com as informações levantadas, é melhor buscar aconselhamento profissional e/ou trocar informações com outros empreendedores, para que assim, você possa tomar uma boa decisão.
É também importante citar que com o mercado altamente competitivo que as micro e pequenas empresas atualmente enfrentam é fundamental que elas invistam em inovação e criatividade para conquistar cada vez mais os seus clientes. 
É isto ai...um mega beijo e uma boa semana a todos nós!