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PÓS-VENDA

Olá, LINDEZAS e LINDEZOS.....

Bom ontem falamos sobre marketing, especificamente em propaganda.
Hoje iremos dar continuidade, falando sobre PÓS-VENDA.
 
Alguém aqui conhece algum empreendedor que faz este tipo de serviço? Como ele faz? E você, faz este tipo de serviço? Ou ainda não conhece?
Quem ainda não conhece, abaixo segue um resumo sobre este serviço e a sua importância.
Pós-venda é aquele momento que se inicia quando um cliente adquiri um produto ou um serviço de uma empresa. Sim, após a compra de um produto ou serviço.
E como é realizado este serviço?
Este serviço começa no atendimento ao cliente, é quando um profissional (vendedor) preparado atende um cliente com qualidade, não importando o nível social, ou a raça, ou a idade, é atender todos os clientes sem diferença e com qualidade. Este é um passo fundamental, pois o cliente gosta de ser bem recebido e sem querer a primeira impressão é a que fica. Uma dica é: pensar na maneira que você quer ser atendido quando chega a uma organização e assim, fazer o mesmo. Quando isso é feito de forma correta, isto já se torna sinônimo de pré-venda em uma próxima negóciação. Há também outras maneiras de fazer esta pós-venda de uma maneira simples. Após o cadastro completo do cliente em seu banco de dados, você terá informações suficientes para entrar em contato com ele. Pode ser uma ligação, ou mandar um email, ou entregar o produto na casa do cliente, ou incentivar a avaliação da empresa pelo cliente e quem sabe ainda mandar uma carta. E para quem pode gastar um pouco mais, criar o serviço de atendimento aos clientes, o famoso SAC. O objetivo é criar uma aproximação com o cliente. Em uma matéria da revista Exame, Camila Lam, diz que o segredo para uma boa pós-venda é transmitir ao comprador a sensação de segurança, mostrar o quanto ele tem valor e que poderá contar com toda equipe e estrutura da empresa quando necessário.
E embora esse serviço possa parecer bobo ou ainda gerar um custo extra para a empresa,  é importante pensar que quando o sistema de pós-venda é eficiente, a empresa terá um maior número de clientes satisfeitos com os serviços e com um custo menor para empresa. E se isso não for realizado, a fidelização de um cliente pode demorar mais tempo para acontecer e a conquista de um novo cliente é um gasto maior que este. E um importante sistema que auxilia o empreendedor é o CRM, ele auxilia o empresário a conhecer melhor o seu cliente. Este sistema pode controlar os seguintes itens:
  • Cadastramento de contatos;
  • Gerenciamento de oportunidades e potenciais clientes;
  • Controle de vendas;
  • Relacionamento entre clientes existentes;
  • Vários relatórios, como prefências de um cliente, clientes que compram determinado produto, contatos que se relacionam com um determinado cliente, etc..
Para simplificar o sistema, cito aqui duas ações que o CRM faz, ele lista quem são os aniversariantes do mês e também quais produtos os seus clientes gostam de comprar. Assim, o empreendedor pode montar uma estratégia de marketing infalível, enviando para estes contatos um e-mail marketing informando-os do aniversário de seus cliente, quais as preferências de compra dele e descontos para esses produtos.
 
É isso, espero que gostem e até mais....Um beijoooo!!!!!!!