Páginas

INTRODUZINDO A ADMINISTRAÇÃO NA NOSSA VIDA PESSOAL

Hoje iremos falar sobre como podemos utilizar os ensinamentos administrativos teóricos na nossa vida pessoal.

Quando estudamos administração, o envoltório é para gerenciarmos empresas de diversos portes, na maioria das vezes indústrias, porém esses ensinamentos também podem ser úteis a nossa vida pessoal.
Algumas perguntas para o nosso tema: Mas como podemos fazer isso? Será que precisamos de alguma ajuda? Será que é difícil relacionar a teoria com a prática? E por que muitos bons administradores de grandes ou até mesmo médias empresas não conseguem gerir a sua vida financeira?

O ponto principal para uma boa gestão pessoal é o planejamento. Sim, como nas empresas, nós também devemos planejar. As organizações planejam: qual será o seu novo produto; qual será a melhor forma de comercializar um produto; quando esse produto será lançado; onde esse produto pode ser comercializado; todo esse estudo tem que ser planejado minimamente. E nós também temos que planejar cada ação que iremos fazer. É necessário colocar em um papel todos os nossos objetivos, tudo aquilo que desejamos conquistar e tudo que fazemos em nossas vidas. Pode ser coisas bobas, mas deve ser planejado. Como por exemplo: qual o curso que queremos cursar na faculdade; o emprego que desejamos obter; o que precisamos; o que quero comprar; como quero estar daqui a cinco anos; se quero casar; se quero comprar um carro e/ou  uma casa. E nesse planejamento, o ideal é tentarmos colocar o máximo de informações possíveis, com estratégias claras para o seu atingimento, como: se quero comprar um carro, qual é o valor dele, se tenho o dinheiro suficiente ou tenho que financiar, em quantas parcelas será o valor do financiamento, em quantas parcelas será e qual o valor delas, etc.

Achou difícil criar uma estratégia? Mas esse é o próximo passo para atingirmos os nossos objetivos pessoais. Então como vamos definir as nossas metas? Primeiro vamos identificar quais são os pontos positivos e negativos para que esse objetivo seja alcançado. É importante colocarmos todos os obstáculos que impedem que esse objetivo seja alcançado. Agora é hora de traçar uma estratégia consistente e começar a agir. Não esqueça de controlar cada ação, pois pode ser que você tenha que alterar a sua estratégia. Querem mais um exemplo? Então vamos supor que você quer um novo emprego, esse é o nosso objetivo. Agora vamos descrever quais serão as estratégicas para conseguirmos atingí-lo. Vamos começar com a atualização do currículo. Depois identificamos onde iremos colocar o nosso currículo a disposição do mercado. Podemos colocá-lo em empresas de recrutamento, também podemos entregá-lo pessoalmente em empresas que desejamos trabalhar, mapear pessoas que podem te ajudar a conseguir um emprego, etc.

Como em toda empresa, nós também temos que controlar o nosso orçamento.  Temos que saber qual é o nosso rendimento mensal, nossas despesas fixas, nossas despesas variáveis e se tem alguma renda extra. Lembre-se de confrontar as suas despesas com as suas receitas, para que assim, você possa tomar algumas decisões. E assim como as empresas quebram por má gestão financeira, nós também podemos chegar em uma situação insustentável de dívidas.
E para gerir uma empresa é necessário termos um líder, em nossa vida não é diferente. É preciso saber como liderar as pessoas ao nosso redor,  saber utilizar o nosso poder de convencimento e de influência. Exercite a liderança todos os dias, assuma riscos e proponha soluções eficientes em seu dia a dia. 

E por último e não menos importante. O marketing. Esse podemos chamar de marketing pessoal, é quando divulgamos o nosso potencial para outras pessoas. Utilizamos esse artifício frequentemente em uma entrevista de emprego, em que temos que nos promover de forma correta, para conseguirmos a vaga oferecida. O importante neste item é identificarmos os nossos pontos fortes, para que assim, possamos demonstrarmos melhor essas características.

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima.
Beijos